Foto: Arquivo
A Secretaria Municipal de Tupã, por meio da Zoonose, emitiu um comunicado de alerta para que a população redobre os cuidados com escorpiões nos meses de agosto e setembro, período de reprodução desses animais.
Infelizmente, nos últimos dias, foram registrados três casos de picadas de escorpiões em crianças na zona rural do município. Além da importância dos cuidados, os munícipes devem ficar atentos ao local de atendimento de emergência. Em caso de acidente com escorpião, a vítima – seja criança, adulto ou idoso – deve comparecer imediatamente à Santa Casa II (antigo São Francisco), o único local que possui o antiveneno.
Jamais procure a UPA, pois o local não possui estrutura para esses atendimentos e a demora na solução do caso pode agravar o quadro da vítima.
As equipes de atendimento da Zoonose estão lidando com uma grande demanda de ocorrências de aparecimento de peçonhentos nas áreas rurais e urbanas, e reforçam os cuidados, tais como: manter o quintal limpo, lixeiras fechadas, colocar telas ou tampar os ralos no quintal, pias e tanques, não acumular entulho e sobras de construção, proteger ou vedar frestas de portas, janelas e muros, evitar deixar brinquedos e roupas no chão, observar e agitar roupas e calçados antes de usar. Essas medidas podem salvar vidas.
“Foi registrado também um caso de escorpião em uma bolsa escolar. Não a deixe aberta e no chão; é necessário colocá-la em um lugar elevado e seguro”, reforçou Josilaine Pio Rocha.
Proprietários de casas desocupadas e terrenos estão sendo procurados e notificados em caso de denúncia ou verificação de sujeira, entulho de madeira, construção e acúmulo de galhos e folhas.