Ao todo, 21 locais espalhados pela cidade já estão funcionando como ponto de troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico
Na semana em que completa 2 anos, o projeto Óleo do Bem, uma iniciativa do TEM+ em parceria com ONGs e empresas focadas em sustentabilidade e promoção da TV TEM, chega a Tupã. Ao todo, 21 locais espalhados pela cidade já estão funcionando como ponto de troca de óleo de cozinha usado por barras de sabão ecológico.
Entre os estabelecimentos estão a Unesp, escolas públicas e privadas e até mesmo indústrias, além de outros pontos comerciais. Para saber onde é o local mais próximo de sua residência, é só acessar o site do projeto.
O Óleo do Bem chega à cidade para somar forças ao projeto Reciclóleo da Unesp, que já atuava em parceria com a Prefeitura de Tupã para o desenvolvimento de ações de educação ambiental, conscientização, coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha usado.
A parceria com a Unesp garante ao Óleo do Bem uma importante conexão com o mundo acadêmico, onde estudos avançados sobre reciclagem do óleo de cozinha estão sempre em desenvolvimento.
Juntos, Óleo do Bem, Prefeitura de Tupã, Unesp, SABESP e vários outros parceiros locais, buscam o crescimento da rede de pontos de coleta no município para garantir que a população disponha, sempre, de um local próximo de sua residência para realizar o correto descarte do resíduo.
Para participar basta deixar o óleo esfriar, guardar em uma garrafa pet e levar a um dos pontos de coleta quando ela estiver cheia. Cada litro entregue para a campanha vale uma barra de sabão ecológico de 200g para uso na limpeza doméstica.
Com a adesão de Tupã ao projeto, o Óleo do Bem agora está presente em 16 cidades do interior paulista, com uma rede colaborativa com mais de 540 pontos de coleta, ações de educação ambiental e reciclagem do resíduo.
Nesses 2 primeiros anos de atuação, o projeto reciclou 85 mil litros de óleo de cozinha usado. Isso representa que mais de 2 bilhões de litros de água foram preservados, algo como 855 piscinas olímpicas cheinhas.
Também não foram jogados na atmosfera, devido a reciclagem do óleo, mais de 448 toneladas de CO2, o que equivale a uma frota de 1.257 carros populares sem rodar durante 1 mês.
Além disso, todas as 50.288 garrafas PET que foram entregues com o óleo usado foram recicladas e a população recebeu mais de 100 mil barras de sabão ecológico, preparado justamente com resíduo doado por milhares de pessoas engajadas na iniciativa.
Fonte: G1.