Medida visa conter doença nas granjas comerciais, município de Queiroz foi o primeiro a decretar emergência no Estado de São Paulo
O governo do Estado de São Paulo declarou estado de emergência zoossanitária por 180 dias por causa da gripe aviária (H5N1).
A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15), ação foi adotada após decreto em Queiroz, primeiro município a adotar a medida preventiva no Estado.
O Estado tem 15 casos registrados da doença e o governo alega que há um risco da gripe se espalhar por isso a medida foi tomada.
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo informou que o estado já registrou casos de aves com a doença em Ubatuba, Caraguatatuba, Guarujá, Santos, São Sebastião, São Paulo, Praia Grande e Itanhaém.
O órgão da defesa paulista lembrou que “o consumo de aves e ovos não transmite a doença”.
A CDA orienta que a população siga as instruções do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e não toque em aves que possam apresentar os sintomas clínicos.
Em caso de suspeita da doença ou identificação de aves mortas, a CDA deve ser acionada.
As notificações em aves silvestres e ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Municípios precisam adotar medidas semelhantes para acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária.
A medida visa a prevenção para evitar ocorrência de casos em aves de granjas comerciais destinadas ao consumo.
Queiroz
Queiroz não tem nenhum caso registrado da doença e a medida é preventiva.
No dia 09 de agosto o município de Queiroz já havia decretado Estado de Alerta Zoossanitário, “Estamos trabalhando, como sempre, com celeridade e transparência, adotando prontamente as medidas de controle e demonstrando isso para que os consumidores dos produtos das granjas de Queiroz continuem tranquilos e confiantes. E claro, que os produtores também tenham condições de trabalho com seguranca”, explicou o prefeito Rodrigo.
A cidade possui aproximadamente 3.000.000 (três milhões) de aves, e é uma das maiores produtoras do país.