Ocorrência com vazamento de gás e explosão na praça de alimentação tem o objetivo de treinar protocolos e órgãos envolvidos no atendimento de vítimas
Uma simulação de catástrofe com vazamento de gás e explosão na praça de alimentação de um shopping, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente (SP), ocorreu neste domingo (20), com início às 8h e envolveu 550 pessoas em todo processo.
Desses participantes, 70 discentes de uma faculdade de medicina da cidade representaram as vítimas, que foram maquiadas com o objetivo de deixar a ação mais realística.
Segundo a organização, a atividade tem o objetivo de possibilitar aos órgãos envolvidos a testagem do desempenho de cada unidade, para que estejam preparados para caso ocorra uma catástrofe na cidade, permitindo a prática dos protocolos existentes nos hospitais e em todos os serviços presentes, e por fim, fornecer dados, por meio de uma devolutiva, as entidades participantes, acerca do tempo de atendimento, da resolutividade, a fim de que os protocolos possam ser analisados e mudados caso haja a necessidade.
As vítimas mais graves foram encaminhadas por ambulâncias para os hospitais (Hospital Regional, Santa Casa, UPA Ana Jacinta e Upa Zona Norte) e serão atendidas baseado nos protocolos dos respectivos serviços de saúde.
A simulação envolveu desde o acionamento do Corpo de Bombeiros, o resgate das vítimas e o atendimento pré-hospitalar, utilizando o método START (Simple Triage and Rapid Treatment), até a avaliação inicial na sala de emergência nos hospitais e UPAs.
Fotos: 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente – Vazamento de gás e explosão na praça de alimentação de um shopping são simulados neste domingo (20), em Presidente Prudente (SP)
Fonte: G1