Ação foi promovida para pacientes da Unidade que sofrem com a patologia crônica
A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Mirian Rosely Benito Pimentel – Miroca B, promoveu ação educativa sobre a diabetes e cuidados com os pés diabéticos. A ação foi realizada dentro da Unidade e reuniu pacientes com a patologia crônica.
De acordo com a Secretaria de Saúde a ação é muito importante para a promoção do autocuidado, visto que o diabetes requer cuidados diários e, caso não haja, pode provocar Infecções, problemas na circulação dos membros inferiores e outras complicações.
A diretora de Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, parabenizou a equipe da Unidade e ressaltou que ações educativas diretas com a população representam uma das principais funções da atenção primária para a promoção da saúde da população.
“Unidades de Saúde Básica e da Família devem ser os primeiros atendimentos à população e, por isso, é tão importante organizar e capacitar a equipe para que tenham habilidades para tratar sobre assuntos importantes como a diabetes. A patologia foi tratada de forma ampla e clara para que os pacientes que sofrem diariamente saibam as principais ações para o autocuidado. Parabéns a todos da Unidade pela iniciativa”, disse.
Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença. É apontado por especialistas que a melhor forma de prevenir a doença é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
“Levar uma vida de forma saudável não evita apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas também, além de dar uma longevidade para a pessoa. Como setor público de saúde de Tupã, a Secretaria de Saúde, bem como demais secretarias do poder público, promove diversas atividades que buscam incentivar a prática de atividades físicas e, consequentemente a mudança de demais hábitos no dia a dia”, disse o titular da Pasta responsável, dr. Miguel Ângelo de Marchi.
Diabetes
É uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
TIPO 1 | TIPO 2 |
Sabe-se que, via de regra, é uma doença crônica não transmissível, hereditária, que concentra entre 5% e 10% do total de diabéticos no Brasil. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. O diabetes tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. | O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão.e hábitos alimentares inadequados. |
Sintomas
Os principais sintomas do diabete são: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.
Tipo 1:
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
- Perda de peso;
- Fraqueza;
- Fadiga;
- Mudanças de humor;
- Náusea e vômito.
Tipo 2
- Fome frequente;
- Sede constante;
- Formigamento nos pés e mãos;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
- Feridas que demoram para cicatrizar;
- Visão embaçada.