Já está tudo pronto para as eleições do Conselho Tutelar, em Tupã, no domingo, dia 1º, das 8 às 17h, na sede das Faculdades FACCAT, onde o eleitor com a situação regular poderá votar. As urnas foram disponibilizadas pelo TRE. 12 candidatos vão disputar o pleito, mas apenas 5 serão empossados e cumprirão jornada de 6h, além de plantão, com mandato de 4 anos.
A Coordenadora da Comissão Eleitoral do Conselho Tutelar, Jaqueline Fernanda Vieira, explicou que todos os munícipes que não tiverem com seus títulos cancelados ou suspensos poderão fazer parte da eleição dos Conselheiros.
Em condição regular, qualquer cidadão maior de 16 anos poderá votar. “Somente em situações específicas como ficar três turnos seguidos sem votar ou ter alguma restrição judicial é passível de cancelamento ou suspensão do título. Fora isso, todos poderão votar e escolher a pessoa que irá representar as crianças e adolescentes da nossa cidade”, contou.
De acordo com o CMDCA é prevista a participação de 10% da população de Tupã no dia da eleição dos novos conselheiros, o que corresponde a 6.392 pessoas com base nos dados populacionais de Tupã informados pelo Censo de 2022 do IBGE.
Os candidatos que disputam o cargo são: Adriano Corbalan Gusman, Aline Carolina Parmezan Ribeiro, Beatriz da Silva Costa, Dulce Kezia Siqueira Cardoso, Giovana Rafaela Matos, Ivete Lovato, Izabela Menegati Scarpante, Juliana Conrado Dela Croche, Karina Sanches Morilha Parra, Larissa Alana Rodrigues da Silva, Luciene Marques Bocchi e Miriam de Souza Crispim Candeias.
Aline Carolina Parmezan Ribeiro e Dulce Kezia Siqueira Cardoso já atuam no Conselho Tutelar e concorrem à reeleição.