Hoje dois de outubro é o dia internacional da não-violência, uma homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948).
A ONU estabeleceu o dia do seu nascimento para promover a educação para uma cultura de não-violência e respeito aos direitos humanos.
A não-violência era a principal filosofia de Gandhi.
O objetivo desta data é conscientizar a população sobre os benefícios de praticarmos a Não Violência e também fazer um alerta sobre os problemas que o mundo enfrenta por conta de ações derivadas de atos negativos.
Um dos intuitos também é que possamos seguir um caminho mais empático, de paz e respeito.
Gandhi foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, por consequência da sua tentativa de unificar pacificamente os povos hindus com os muçulmanos. A luta de Gandhi tinha como base quatro pensamentos principais: o amor, a verdade, a não violência e a não cooperação.
As reivindicações propostas pelo movimento de pacificação tinham como filosofia o combate da violência com amor, seja por meio de diálogos, petições, manifestações públicas, marchas etc.
Gandhi nasceu em 2 de outubro de 1869, sendo a escolha desta data como o Dia Internacional da Não Violência.
A violência é o uso de força física ou poder, em ameaça ou na prática, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, desenvolvimento prejudicado ou privação.
É necessário a associação da área educacional , da área de saúde ,das instituições de proteção social e da polícia no combate ao crime agindo diretamente sobre suas causas , somente assim, diminuiremos as taxas de criminalidade que vêm aumentando assustadoramente.
E é aí que entra a importância de se discutir a diversidade e a violência no âmbito social, pois é possível compreender como as pessoas são tratadas de formas totalmente diferentes na sociedade ou repreendidas por estas
Assim, políticas de prevenção da violência se apresentam como ferramentas complementares à repressão, pois envolvem diretamente os cidadãos e suas vidas cotidianas, com ações voltadas à garantia de direitos associadas à prevenção da violência.
A violência no Brasil é um problema estrutural de nossa sociedade que gera pânico na população, perdas financeiras para o país e que reduz a qualidade de vida do povo brasileiro. O problema da violência no Brasil está relacionado à falência e corrupção das instituições públicas, principalmente a educação e a segurança.
O dia da não-violência possui extrema importância para reafirmar a necessidade de se combater a intolerância, a violência, o desrespeito à dignidade humana, e principalmente de incentivar a educação pela paz, respeitando os direitos humanos.
O princípio de não violência implica a exigência de procurar formas não violentas de agir de forma eficaz contra a violência. A não violência visa esgotar a violência na fonte através de uma mudança de atitude ética e consistente.