Coleções estão sendo utilizadas em sala pelos estudantes do 1º e 2º ano e da EJA
Os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental da Rede Municipal e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) receberam maletas com uma seleção de livros ideais para proporcionar o hábito da leitura nos alunos, desde o Ensino Fundamental. A aquisição dos kits é mais um investimento da Prefeitura de Tupã pela qualidade do ensino básico.
Por meio do projeto Ler e Reler, os alunos entram em contato com oito publicações literárias, que auxiliam no desenvolvimento da fluência leitora, ampliando o repertório dos estudantes e incentivando-os a descobrir novos títulos, assim como contribui para o aprimoramento das habilidades de escrita deles.
Conforme a professora da EMEF Professor João Geraldo Iori, Nadya Betti, ter um livro para cada criança torna as aulas mais proveitosas. “Quando a gente explora um livro em mãos, podendo olhar as imagens e acompanhar a leitura, as crianças ficam muito mais motivadas. Estamos fascinados com o material, que oferece ainda muito suporte aos professores”.
Trinta pedagogos participaram de uma Oficina de formação fornecida pela editora responsável pelo projeto Ler e Reler, com sugestões de metodologia e didática. Além disso, os profissionais podem utilizar um aplicativo de celular para acessar as mesmas histórias impressas, mas em formato inclusivo de audiodescrição ou Libras.
A coordenadora dos NUTI (Núcleos de Tempo Integral) “Profa. Izilda de Freitas Alves” – FEPASA, Glaucia Lopes Ribeiro, afirma que o conteúdo disponível vai ao encontro das propostas pedagógicas já realizadas nas escolas municipais. “As crianças gostaram bastante do material, o planejamento das professoras está sendo executado com base nos procedimentos para formar leitores proficientes, e já estamos verificando os resultados”.
Na apresentação de novos livros para os estudantes, as professoras exploram com a turma as capas, as ilustrações, as texturas e realizam leituras em grupo. A aluna do 2º ano da EMEF Prof. João Geraldo Iori, Emanuelly Vitória da Silva, de 8 anos, não escondeu a felicidade ao receber sua maleta literária. “Eu achei muito legal porque tem um monte de livros, e vai ajudar na nossa leitura durante o dia, e cada um vai poder ter seu próprio livro pra acompanhar a professora”, disse.
O Projeto Ler e Reler atende as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo propósito é despertar os alunos para o encantamento pelo mundo literário.