Os 101 anos de fundação do distrito foram festejados com apresentação da Orquestra Municipal “Maestro Júlio de Castro”, um bolo e a realização da tradicional FEIRART – a feira cultural de Varpa, que completou 10 anos.
O evento foi iniciado a partir das 17 horas, com feira de artesanato e de suculentas e, se encerrou às 22 horas. Teve também praça de alimentação e a distribuição de pipoca, algodão doce e brinquedos infláveis que divertiram as crianças. Além dessas atrações, a Associação Sociocultural Turística dos Moradores de Varpa, através da presidente Márcia Félix fez questão de enaltecer ao público a atleta Gabrielly Victoria – medalha de ouro no arremesso de peso na Copa Futuro realizada em Botucatu.
Os imigrantes também apresentaram números culturais. O pastor Benjamim e a esposa Zina Keidann cantaram “Dievs Milestiba”, enquanto Larissa Keidann e Dagmar Mekss recitaram a poesia “Nós Viajamos” de Kalnu Jekabs.
OS EQUIPAMENTOSOs equipamentos entregues faziam parte de antigo anseio da comunidade local. É o caso do Centro de Artesanato que foi construído com recursos da ordem de R$ 400 mil oriundos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos.O espaço reservado à exposição e comercialização do artesanato produzido em Varpa recebeu o nome da saudosa Neuza Pereira de Oliveira, por sugestão do vereador Antônio Alves de Sousa, o “Ribeirão”, pela expressiva atuação da homenageada em eventos relacionados à comunidade.
Dona Neuza, como era carinhosamente chamada pelos moradores, participava de todas as atividades de iniciativa da Associação, cursos em parceria com o SENAR-SP, SENAC e SEBRAE para aperfeiçoar as técnicas de confecção de doces em conservas caseiras, ganhando projeção estadual no Projeto “Caminhos da Letônia” e por participação no Festival Gastronômico Sabor São Paulo em 2014.
O Projeto foi da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, promovido pela Revista “Prazeres da Mesa” – que mapeou pratos típicos de toda a região, entre eles, os de dona Neusa, falecida em 22 de julho de 2014, pouco antes de ter seu prato selecionado e divulgado na revista especializada.
Caio Aoqui ressaltou que o Centro de Artesanato será mais um atrativo de Varpa. “O Centro de Artesanato se tornou um espaço moderno e aconchegante. Com esse investimento, estamos pensando não apenas no distrito, mas em especial no turismo de Tupã e Varpa, com certeza, é fator primordial para gente pensar neste desenvolvimento”, disse.
O Centro de Artesanato, que será administrado pela Associação Sociocultural Turística dos Moradores de Varpa, também sediará os serviços dos Correios.