Com concentração na Praça da Bandeira, a sétima edição da Caminhada Passos Que Salvam (um projeto do Hospital de Amor) realizada no domingo (26), mobilizou os tupãenses sobre a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
A ação em Tupã foi organizado pela empreendedora tupãense, Luciana Ribeiro, que é madrinha do projeto desde 2016 e tem o apoio do Recanto Motel. Luciana, agradeceu a população que abraçou a causa e alertou:
“Obrigado a todos que participaram desta ação, direta ou indiretamente. Essa ação tem como foco principal alertar sobre a importância de conhecer os sinais e sintomas previamente, porque esses sinais são muito confundidos com doenças comuns da infância”.
Segundo as estatísticas, cerca de 70% das crianças com câncer podem ser curadas quando o diagnóstico é precoce. Contudo, crianças e adolescentes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e até desinformação da equipe de saúde.