Foram registrados 15 óbitos por dengue em todo o estado, no centro-oeste paulista os casos são em Bauru, Pederneiras e Marília
O Departamento de Entomologia e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde informa que do início do ano até esta segunda-feira (19), foram notificados 216 casos suspeitos, sendo 47 confirmados.
Atente-se aos principais sintomas da dengue: febre alta acima de 38,5°C, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Caso o indivíduo apresente febre e mais um destes sintomas, é recomendada a ida à unidade de saúde a qual o morador pertence.
A colaboração dos moradores é fundamental para um combate eficiente. Por isso, é importante que os munícipes permitam a entrada dos agentes e da nebulização, se informando e seguindo as instruções oferecidas pelos servidores.
O combate ao mosquito também ocorre por meio de uma limpeza semanal de 10 minutos, eliminando água parada, verificando a presença de água em ralos externos; além de, ao longo da semana, higienizar frequentemente os bebedouros dos animais e remover a água dos pratos de plantas. Com a união dos trabalhos dos agentes e dos moradores é possível evitar novos casos e reduzir o progresso da dengue em Tupã.
O Departamento de Vigilância em Saúde registrou até o momento 4 casos de óbitos suspeitos por dengue, um já foi descartado e três estão em análise no Instituto Adolfo Lutz de São Paulo.
Ainda segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, uma paciente, de 81 anos, também da região central, está internada com dengue e seu quadro é considerado estável.
O Departamento de Entomologia e Endemias está realizando ações de bloqueio com a intensificação do trabalho de eliminação de criadouros e em seguida realizará ação de nebulização para evitar a propagação da doença na região.
Região
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) informou que até o dia 16 de fevereiro foram registrados 15 óbitos por dengue em todo o estado, sendo as vítimas de 10 cidades diferentes. No centro-oeste paulista os casos de óbito confirmados são em Bauru, Pederneiras e Marília.
Marília já registrou mais de 1,2 mil casos de dengue até as duas primeiras semanas de fevereiro de 2024. As informações são do Painel de Monitoramento Epidemiológico do Estado de São Paulo.
A cidade chegou a decretar estado de emergência para enfrentar o avanço da doença no município. A medida foi publicada no dia 6 de fevereiro, no Diário Oficial do Município, após a segunda morte pela doença no ano ser confirmada.