Espaço tem exposição e comercialização de produtos de artesãos da cidade
Os moradores de Tupã e turistas que queiram adquirir e conhecer trabalhos artesanais podem visitar a Casa do Artesão “Enoch Fonseca”. O espaço está localizado no centro de Tupã, na rua Coroados s/n, ao lado do Museu Pedagógico Índia Vanuíre, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.
No prédio, o espaço é dividido para a exposição de trabalhos de artesãos de Tupã. Dentre os trabalhos estão: produtos em crochê, tricô, peças em madeira, MDF, enxoval de bebê, bordados, artigos religiosos, bijuterias, lembranças de Tupã e outros.
Segundo a organização da Casa do Artesão, todos os artigos expostos são comercializados e os interessados podem fazer encomendas aos artesãos responsáveis.
Os interessados também podem conhecer os trabalhos de cada artesão pelo site oficial do Turismo de Tupã (turismo.tupa.sp.gov.br). De forma online, os interessados podem conhecer um pouco do trabalho de cada artesão e entrar em contato direto pelo contato pessoal de cada um na descrição da página.
A Casa possui espaço higienizado, com atendimento personalizado para receber todos os visitantes e busca dar destaque aos artesãos da cidade, além de ajudar na comercialização dos produtos, visto que muitos artesãos têm a venda dos produtos artesanais como principal renda.
O prefeito Caio Aoqui destacou que a Casa foi pensada de forma que pudesse reunir o trabalhos de todos os artesãos da cidade, dando espaço para que todos possam comercializar seus produtos.
“É um espaço cheio de oportunidades, seja para os visitantes que podem conhecer lindos trabalhos artesanais, ou até mesmo para os profissionais, que podem contar com uma estrutura completa e segura para manterem seus trabalhos. Aproveito para parabenizar cada artesão que trabalha diariamente para oferecer um serviço de qualidade e uma lembrança aos turistas da nossa cidade”, enfatizou.
A Casa do Artesão
A Casa do Artesão de Tupã “Enoch Fonseca” foi inaugurada no dia 21 de setembro de 2023, e leva o nome em memória do grande artesão tupãense Enoch Fonseca, figura ativa na luta pela classe artesã da cidade.
Em vida, segundo familiares e amigos próximos, Enoch participou de inúmeras iniciativas que buscavam resgatar a arte e cultura no município. Também participou de edições do tradicional projeto Quinta com Arte, onde ensinava crianças e adultos sobre a arte do entalhe em madeira e comercializava seus produtos.
O espaço que hoje abriga a Casa do Artesão foi cedido para a Prefeitura pelo Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, e divide espaço com o bosque do Solar “Luis de Souza Leão”, Museu que preserva a casa do fundador de Tupã, proporcionando aos visitantes uma experiência ainda mais completa.