Conforme divulgado pelo Tupãense Notícias, o Mutirão da Limpeza na cidade de Tupã teve início nesta segunda-feira (4), atendendo o Centro da cidade, e nesta terça-feira (5) continua com os trabalhos na mesma região. Em paralelo ao cronograma divulgado, a ação está cumprindo mandados judiciais de limpeza em residências denunciadas como acumuladoras de lixo e com vários focos do mosquito da dengue.
Em uma residência localizada na Rua Miguel Gantus, os trabalhadores do Mutirão da Limpeza retiraram quatro caminhões lotados de lixo, incluindo móveis velhos, madeiras, garrafas plásticas, papelão, carcaças de eletrodomésticos, materiais de reciclagem, colchões, roupas, plásticos, entre outros materiais.
O local estava infestado de criadouros do mosquito Aedes aegypti, um cenário lamentável que prejudica todos os cidadãos Tupãenses.
No bairro Nova Tupã, infelizmente, o cenário foi o mesmo, e até o fechamento desta matéria, quatro caminhões carregados de materiais inservíveis e lixo já haviam sido retirados do local, enquanto a limpeza continua em andamento na residência.
De acordo com informações do secretário de Agricultura, Anderson Luiz, a remoção desses lixos só foi possível graças às denúncias realizadas pela população na Secretaria de Meio Ambiente e na Secretaria de Saúde.
“Após as informações recebidas, os agentes comunitários visitam as casas, conversam com os moradores e explicam a necessidade da limpeza. O caso é encaminhado para assistência social e, após o não cumprimento dos pedidos de limpeza, os proprietários dos imóveis são multados e o caso é enviado à justiça. Conseguimos entrar nas casas e remover toda a sujeira com ordem judicial”, explicou Anderson.
Mais cumprimentos judiciais serão realizados na cidade nos próximos dias.
A Polícia Militar apoiou as equipes de limpeza.