Tarcísio de Freitas assinou o decreto publicado no DOE dia 12
Através de decreto, o governador Tarcísio de Freitas nomeou o presidente do Sincomerciários Tupã e da União Geral dos Trabalhadores do Estado de São Paulo (UGT-SP), Amauri Mortágua para integrar o Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter).
O CETER, que reúne representantes do governo, dos trabalhadores e das empresas, é responsável por estabelecer políticas focadas em aumentar os índices de empregabilidade em território paulista, sendo um órgão permanente e deliberativo que tem papel fundamental nos repasses de verbas para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) através do Governo Federal. Também é responsável por executar ações ligadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) para aperfeiçoar o acesso ao trabalho com liberdade, equidade, dignidade e segurança.
A posse está programada para o próximo dia 21, na capital paulista.
“Integrar este conselho é uma grande oportunidade para, como representante dos trabalhadores, buscar maneiras de aplicar políticas públicas em ações que efetivamente promovam a geração de empregos e aumento na renda dos profissionais. Isso tem impacto positivo na economia e ajuda no desenvolvimento do país”, ponderou o líder sindical tupãense.
Trânsito também no Governo Federal
No ano passado, Amauri teve seu nome confirmado para integrar a seleta equipe que o Governo Federal montou para reestruturar as relações trabalhistas e valorizar as negociações coletivas no País.
Criado através de decreto presidencial, o Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) atua no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego para tratar sobre a democratização das relações do trabalho e fortalecer o diálogo entre o governo, trabalhadores e empregadores.
Com participações em conselhos de âmbito nacional e estadual, Mortágua consegue bom trânsito e diálogo nas duas esferas. Respeitado por seu conhecimento e capacidade de articulação, ele é frequentemente convidado para participar de seminários, congressos e outras atividades ligadas às relações trabalhistas.
Por sua capacidade de liderança e conhecimento do tema, integra, ainda, a coordenação executiva do Fórum da Promoção da Liberdade Sindical da 15ª Região, do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.