As competições reunirão 5 mil atletas de 65 municípios
Depois de 23 anos, Tupã voltará a sediar as competições dos Jogos Regionais na sua 66ª edição, no período de 3 a 13 de julho. Mais de 5 mil atletas, diretores, treinadores e colaboradores de 65 municípios participarão de 23 modalidades esportivas.
O lançamento foi realizado nesta quarta-feira (3) pelo prefeito Caio Aoqui e o coordenador de Esportes da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer do Estado de São Paulo, Paulo Merino – representando a secretária – cel. Helena Reis.
O presidente da Câmara, Marcos Gasparetto e o vereador Alexandre Scombatti autor de indicação solicitando ao governo do Estado e a administração municipal a realização dos Jogos em Tupã prestigiaram a cerimônia.
A secretária de Esportes e Recreação, Regiane Lisboa – responsável pelo Comitê Organizador do evento destacou que após os 45º Jogos Regionais realizados em Tupã, em 2001, o município tentou promover os 60º Jogos, em 2016, mas não obteve êxito.
“Já no ano passado começamos a sonhar com a possibilidade de sediar as competições, e hoje estamos aqui anunciando o lançamento. As equipes campeãs se classificam para os Jogos Abertos do Interior. Também estaremos nos próximos dias anunciando a inscrição de voluntários maiores de 18 anos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social”, explicou Regiane Lisboa.
Ratificando o atual momento que o município atravessa de equilíbrio das contas públicas, o coordenador de Esportes da Secretaria Estadual, Paulo Merino mencionou: “A candidatura de Tupã por si só é um ato de demonstração de organização do município. Não existe a possibilidade de qualquer convênio entre o município e o estado se não existir contas em dia, histórico de políticas públicas na área e um longo processo de construção para habilitar a sede das competições”, informou.
O prefeito Caio Aoqui confirmou de que Tupã foi de fato avaliada para saber sobre sua infraestrutura, estrutura de alojamentos, praças esportivas e condição financeira até para garantir a promoção dos Jogos Regionais.
Em 2016, os Jogos Regionais deixaram de última hora de ser realizados por questões de recursos financeiros, apesar de iniciados os preparativos para essa finalidade.
“Então, a partir de várias reuniões que iniciamos ainda com o vereador Alexandre Scombatti que jogou nos Jogos Regionais e indicou para que Tupã fosse sede, fomos a São Paulo reivindicar e colocar Tupã como candidata. Me lembro que a Secretária da Juventude, Esportes e Lazer, a cel. Helena Reis disse que não bastava querer, era preciso ter condições para receber as competições, e nós fomos provando essa condição a ponto de o estado habilitar o município como candidato e, por fim, confirmar como sede dos 66º Jogos Regionais. Foi ao longo desse processo, um sonho sonhado por muitos, pela Câmara, pelo Executivo e os desportistas tupãenses”, comemorou o chefe do Executivo.
MODALIDADES Atletas das 7ª Região Esportiva (Marília e de Presidente Prudente) estarão disputando 23 modalidades no masculino e feminino: Atletismo, badminton, basquetebol, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.