Equipe iniciou trabalhos de busca e captura dos animais na área da Secretaria de Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou ações estratégicas para a identificação e eliminação de escorpiões em locais suscetíveis a aparição do animal. As ações foram iniciadas recentemente na área que abrange o prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que faz divida com o Cemitério da Saudade.
Durante a visita ao local, agentes do CCZ vistoriaram o prédio e passaram as orientações necessárias. Em conjunto a ação, os agentes também percorreram as casas vizinhas para vistoria e orientação, buscando levantar o raio de aparição dos animais nos locais próximos e expandir os trabalhos.
Segundo a chefe do setor de Zoonoses, Meiriele Melo, a organização dos trabalhos é realizada para evitar que os animais se espalhem para as casas vizinhas e ocorram acidentes.
“Iniciamos essa vistoria na Secretaria de Meio Ambiente e em torno de setenta casas ao redor do prédio. Em cada residência adotamos métodos e orientamos da forma mais adequada e que corresponde a necessidade daquela família. Desta mesma forma continuaremos realizando em outros pontos estratégicos que ainda serão definidos”, informou.
Segundo o setor responsável, os pontos estratégicos também abrangem locais com bastante movimentação e estadia de pessoas, como prédios de creches e escolas. “Esses locais também são considerados estratégicos porque possuem uma área grande, podendo acumular alguns materiais e servir de abrigo para os escorpiões, tornando os riscos de acidente ainda maiores”, explicou a supervisora da equipe do CCZ, Thalita Costa Soares.