Uma pessoa em situação de vulnerabilidade social é aquela que apresenta-se frágil, tornando-a exposta a riscos e a níveis significativos de desagregação social, seja ela por sua deficiência, seja ela pela idade.
O impedimento de longo prazo, seja ele de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, tem direito ao recebimento de um salário mínimo mensal, que deverá ser pago pelo INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído para o INSS para ter direito a ele. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.
O atendimento deste serviço será realizado à distância, não sendo necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação.
Tem direito ao BPC o brasileiro, nato ou naturalizado, e as pessoas de nacionalidade portuguesa, desde que comprovem residência fixa no Brasil e renda por pessoa do grupo familiar inferior a ¼ de salário mínimo atual.
Se você se encaixa neste perfil ou conhece alguém que tem direito, deverão seguir as seguintes etapas para realização desse serviço:
- Efetuar o cadastramento do beneficiário e sua família no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico.
- As Famílias já inscritas devem estar com o CadÚnico atualizado (máximo de 2 anos a última atualização) para fazer o requerimento no momento da análise do benefício.
Para solicitação do benefício pelo Meu INSS, você deve acessar o site do Meu INSS; fazer o login no sistema, escolher a opção Agendamentos/Requerimentos. Após, clique em “novo requerimento”, “atualizar”, atualize os dados que achar pertinentes, e clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “deficiência” e selecione o serviço desejado.
O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação. Por fim, acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
Poderão ser solicitados pelo INSS os seguintes documentos:
- Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
- Documentos que comprovem a Deficiência. Exemplo: atestados médicos, exames, etc.);
Poderão ser solicitados documentos para atualização de cadastro ou atividade, além de alguns Documentos para casos específicos.
Portanto, pode utilizar este serviço de assistência a pessoa que comprovar a deficiência; for brasileiro nato ou naturalizado; tiver nacionalidade portuguesa e tiver renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS.
Lembrando que o Cadastro Único, que é administrado pelos CRAS, deve estar atualizado há menos de dois anos e conter o CPF de todas pessoas da família.
Você pode ser atendido pelo site gov.br/meuinss, pelo Telefone 135 ou pelo Aplicativo Meu INSS.