Na Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), a promoção por mérito é um reconhecimento valioso, reservado para aqueles que demonstram dedicação em seu serviço. Neste contexto, a história do Subtenente Tenório se destaca como um exemplo de determinação e compromisso com a missão policial.
Nesta reportagem, mergulharemos em sua história, desde suas origens até as conquistas que o elevaram à graduação mais alta no quadro de Praças da PMESP.
Nascido em julho, Tenório cresceu em Tupã, onde desde cedo demonstrou paixão pelo serviço público.
Após graduar-se como professor em 1997 pelo CEFAM (Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério), ele sentiu o chamado para uma missão ainda maior e ingressou na PMESP em 2000, destacando-se como o primeiro colocado de sua turma no Curso de Formação de Soldados.
Ele possui 2 graduações, 9 pós-graduações e 10 cursos de extensão universitária.
Carreira na PMESP
Sua busca por aprimoramento o levou a participar de diversos cursos, incluindo o Curso de Táticas Urbanas para Confrontos Armados em Curitiba/PR, em 2006. No ano seguinte, foi transferido para Tupã, onde integrou a equipe de Força Tática e teve a oportunidade de realizar seu primeiro curso internacional, ao lado de oficiais da SWAT de Dallas, dos EUA, e do BOPE/RJ.
Em 2008, participou do Curso de Ações de Prevenção Antiterrorismo no Rio de Janeiro/RJ. Sua dedicação e profissionalismo chamaram a atenção, levando-o a ser convidado para atuar como figurante no filme “Tropa de Elite 2” em 2010. Nesse mesmo ano, foi promovido a Cabo da PM após concurso interno.
O crescimento profissional continuou, e em 2011 Tenório ingressou na Escola Superior de Sargentos da PM, formando-se em 2012 como 3º Sargento. Sua trajetória incluiu passagens pelo 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano na Zona Norte de São Paulo e pelo Esquadrão de Bombas da PM, pertencente ao 4º Batalhão de Polícia de Choque-Operações Especiais, para onde foi transferido em 2014.
Já em 2016, ele foi promovido a 2º Sargento e, no ano seguinte, retornou a Tupã, onde montou uma equipe de Treinamentos Táticos Operacionais. A promoção para 1º Sargento da PM veio em 2018.
A promoção de Tenório a Subtenente por mérito é o resultado de anos de dedicação. Seu desempenho o colocou como o mais pontuado entre os 1° Sargentos da PMESP no primeiro semestre do ano, hoje atua no setor da Polícia Judiciária Militar e Disciplina da 2ª CIA.
“A graduação de Subtenente no quadro de Praças da PMESP é almejada por todos os sargentos, pois representa o encerramento de um ciclo de muitos anos de dedicação“.
Reconhecimento
A homenagem recebida na Câmara Municipal de Tupã, a Medalha Luiz de Souza Leão, em 2019, é o testemunho do impacto de seu trabalho.
Conforme Tenório relatou, a promoção a Subtenente representa não apenas o ápice de uma carreira, mas também o início de uma nova fase, repleta de desafios e responsabilidades ainda maiores.
“Estou comprometido em continuar servindo com dedicação e integridade. Como policiais, somos os guardiões, e essa responsabilidade é uma honra que levo muito a sério”, afirma.
Medalhas conquistadas
- Medalha de Mérito Pessoal de 1º Grau, 2º Grau, 3º Grau, 4º Grau e 5º Grau,
- Medalha Cinquentenário da ONU,
- Medalha Jubileu de Brilhante da ONU,
- Medalha Jubileu de Prata da ONU,
- Colar Grau Cavaleiro da ONU,
- Colar Cruz de Honra Constitucionalista,
- Medalha do Mérito Choqueano e
- Medalha Luiz de Souza Leão.