Indústria, Segurança Pública e Educação unidos no Dia Mundial do Meio Ambiente
Nesta quarta-feira (5), o Frigorífico Estrela realizou um evento especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa contou com a participação da Polícia Ambiental, representada pelo Sargento Santos, Cabo Oliveira e Cabo Arruda, que conduziram uma palestra sobre crimes ambientais.
O evento, voltado aos colaboradores, abordou temas cruciais como as competências da Polícia Militar Ambiental, destacando a importância da prevenção de queimadas, reciclagem, mortandade de peixes, conscientização e combate ao crime ambiental e maltrato de animais. Além disso, houve um momento para os ouvintes tirarem dúvidas com os policiais e o professor universitário.
“Nossa base operacional abrange 12 municípios. O nosso trabalho, é vital para a proteção do meio ambiente. Hoje, a natureza tem nos mostrado as consequências de nossas ações, e cabe a nós respondermos com responsabilidade e cuidado. Utilizamos diversas tecnologias para monitorar e proteger o meio ambiente, como imagens de satélite e drones, que nos fornecem dados detalhados. Essas imagens são sobrepostas ao longo do tempo para verificar se houve desmatamento em áreas de reserva legal. Assim, conseguimos identificar alterações e tomar as medidas necessárias para a conservação”, detalhou o Sargento Santos.
O Professor Dr. Paulo Sérgio Barbosa dos Santos, da Unesp de Tupã, também falou sobre o projeto Reciclóleo e o perigo do descarte incorreto do óleo no meio ambiente.
“O Reciclóleo realiza um trabalho contínuo com todas as escolas de Tupã. Destaco que levar informações às crianças é maravilhoso, pois elas se tornam ‘fiscais’ dos pais no dia a dia, demonstrando a inteligência e o amor genuíno que possuem pelas nossas riquezas naturais.”
Nelson Florentino, gerente industrial do frigorífico, ressaltou a importância da conscientização ambiental na indústria e falou sobre o desenvolvimento do frigorífico.
“A empresa tem 603 colaboradores, é uma grande geradora de empregos e movimenta mão de obra qualificada. Investimos constantemente em cursos de gestão de sustentabilidade, recursos humanos e desenvolvimento de pessoas”, afirmou.
O Frigorífico Estrela opera com o abate e desossa de suínos, além da embalagem e expedição, atendendo tanto o mercado interno brasileiro quanto exportando para a América Latina, África do Sul, Singapura, entre outros. Com uma produção diária de 165 toneladas – 1600 animais abatidos, a empresa está em processo de ampliação para alcançar o abate de 2000 animais por dia, o que promete aumentar a arrecadação para a cidade e gerar mais empregos.
Atualmente, a empresa possui 20 vagas de trabalho abertas, e os interessados devem levar seus currículos pessoalmente.
“Estamos em conformidade com todas as normas ambientais e investimos em equipamentos e consultorias especializadas. Recentemente, a CETESB visitou nossas instalações e todos os processos estão respeitando as leis. Reforçamos o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo”, explicou Pedro Henrique, responsável pelo setor de meio ambiente do frigorífico.
Pedro Henrique destacou os procedimentos rigorosos adotados para a gestão de resíduos: “Os resíduos gerados no ambulatório são coletados por uma empresa licenciada, passam por autoclavagem e são auditados regularmente para garantir a conformidade com as normas”, disse.
Ele também explicou o processo de coleta de resíduos da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais, enfatizando o uso dos sistemas SINIR e SIGOR para monitorar o transporte e sua destinação final.
O evento reforçou a importância da conscientização ambiental e o compromisso do Frigorífico Estrela com práticas sustentáveis, destacando a integração desses temas nas políticas internas da empresa. A iniciativa foi bem recebida pelos colaboradores, que puderam aprender mais sobre a preservação do meio ambiente e a importância de cada um no processo.