Em uma era onde a educação é a chave para o futuro, a cidade de Queiroz se destaca como um exemplo de excelência e dedicação no ensino público municipal
Queiroz está no centro das atenções após alcançar uma nota impressionante de 94,2 no Indicador Criança Alfabetizada, superando a média nacional, estadual e até mesmo regional. Este feito coloca o município em uma posição de destaque entre as 645 cidades paulistas, ocupando o 21º lugar na educação.
- A meta atingida ficou bem acima da nacional, de 56%, e da estadual, de 52%.
O resultado no Indicador Criança Alfabetizada, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep – é um reflexo direto do compromisso da administração municipal de Queiroz com a alfabetização. Este índice avalia habilidades essenciais como a leitura de palavras e textos e a compreensão de informações explícitas e implícitas.
Sob a liderança do Prefeito Rodrigo, a cidade adotou uma abordagem focada na educação para garantir que cada criança tenha a oportunidade de ter um futuro melhor. “Uma criança com fome não consegue aprender,” afirma o prefeito, destacando a importância de uma merenda escolar nutritiva, que inclui até mesmo churrasco. Além disso, a cidade investiu em materiais didáticos de qualidade e uniformes completos para os alunos.
Os investimentos não param por aí. A ampliação da creche Elena Cândida e da creche escola Zezito, a futura instalação de ar condicionado nas salas de aula e a constante capacitação dos professores são apenas algumas das iniciativas que refletem o atual compromisso de Queiroz com a educação.
A Secretária de Educação, Gislaine Agona, disse que o apoio e os investimentos da Prefeitura na área da educação foram essenciais para conquista desses resultados: “Com metas ambiciosas estabelecidas pelo Inep para alcançar a alfabetização completa até 2030, Queiroz já está pavimentando o caminho para o sucesso futuro de seus jovens cidadãos. A cidade serve como modelo a ser seguido, provando que, com trabalho árduo, investimentos certeiros e estratégias focadas, a educação pode florescer mesmo nos menores municípios”.
A contratação de uma Equipe Multidisciplinar na Educação, exclusiva e atuante no ambiente escolar, composta por Assistente Social, Psicopedagoga, Psicóloga Institucional e Psicóloga Clínica, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação, contribuiu para os resultados positivos.
Para finalizar o Prefeito Rodrigo destacou: “Nossa gestão é marcada por uma evolução contínua, e a notável pontuação no índice de alfabetização do Inep é um reflexo direto dos investimentos e atenção que dedicamos à educação. Reconhecemos que o aprendizado começa com o bem-estar das crianças, por isso, asseguramos uma alimentação balanceada e saborosa, incluindo um churrasco mensal.
Fornecemos aos nossos estudantes um uniforme completo, e um kit escolar abrangente para a rede Municipal de Ensino, de acordo com a faixa etária, equipando-os para serem os principais agentes de sua jornada educacional, com um olhar especial para a educação, tecnologia e inovação. A qualidade do material didático também é crucial, adotamos o ensino apostilado de alto padrão.
Na infraestrutura, ampliamos nossas creches, já temos o dinheiro reservado e o processo em andamento para climatizarmos as salas de aula, refletindo nosso compromisso com um ambiente de aprendizado confortável e propício.
O progresso na aprendizagem e a excelência no ensino são também méritos dos pais, que acompanham o desempenho dos filhos nas escolas e dos nossos educadores, que são continuamente capacitados para aprimorar suas habilidades. Em nome da Secretária de Educação Gislaine Agona, estendo minha gratidão e os parabéns a cada um dos profissionais da educação pelo seu empenho e dedicação”, reconhecendo o papel vital que desempenham no desenvolvimento educacional das crianças.
Veja os números da nossa região
Na última semana, o Inep trouxe a público o Indicador Criança Alfabetizada, uma métrica inovadora que lança luz sobre o nível de alfabetização das crianças no 2º ano do ensino fundamental, conduzidas pelos sistemas estaduais em organização complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica.
- Queiroz / 94,2
- Herculândia / 85,2
- João Ramanho / 81,8
- Parapuã / 75,6
- Quatá / 66,3
- Rancharia / 60,0
- Bastos / 51,9
- Quintana / 51,7
- Tupã / 50,2
- Arco-Íris / 28,6
O indicador é calculado a partir dos resultados das avaliações de alfabetização e tem como objetivo monitorar o progresso do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, iniciativa do Ministério da Educação (MEC).
As habilidades avaliadas incluem a capacidade de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas e inferir informações em textos que combinam linguagem verbal e não verbal.