CURIOSIDADES DAS ELEIÇÕES 2024

As eleições municipais no Brasil em 2024 ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 de outubro.

Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.568 municípios do país.

Para ser candidata ou candidato, qualquer cidadã ou cidadão precisa cumprir as condições constitucionais e legais de elegibilidade e de incompatibilidade e não incidir nas causas de inelegibilidade.

São condições de elegibilidade para o pleito municipal de 2024, ou seja, é necessário que o candidato tenha a nacionalidade brasileira; o pleno exercício dos direitos políticos; o alistamento eleitoral; o domicílio eleitoral na circunscrição; a filiação partidária; a idade mínima de 21 (vinte e um) anos para os cargos de prefeito e vice-prefeito e 18 (dezoito) anos para os cargos de vereador”.

Os requisitos legais referentes à filiação partidária, ao domicílio eleitoral, à quitação eleitoral e à inexistência de crimes eleitorais serão aferidos com base nas informações existentes nos bancos de dados da Justiça Eleitoral, sendo dispensada a apresentação de documentos comprobatórios pelas requerentes e pelos requerentes.

Para concorrer às eleições, a pessoa que for candidata deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de 6 (seis) meses antes do pleito e estar com a filiação deferida pelo partido político no mesmo prazo.

Nos municípios criados até 31 de dezembro do ano de 2023, a comprovação do domicílio eleitoral deverá ser feita pela inscrição nas seções eleitorais que funcionarem dentro dos limites territoriais do novo município.

Havendo fusão ou incorporação de partidos políticos após o prazo de 6 (seis) meses antes do pleito, deve ser considerada, para efeito de filiação partidária, a data de filiação da candidata ou do candidato ao partido político de origem. Poderá ser lançada como candidata pela federação a pessoa que estiver filiada, no prazo de 6 (seis) meses antes da eleição, a qualquer dos partidos políticos que a integram.

São inelegíveis as pessoas inalistáveis e analfabetas, assim como, que no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneas ou afins, até o segundo grau ou por adoção, de prefeita ou prefeito ou de quem haja substituído dentro dos 6 meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidata ou candidato à reeleição e as pessoas que se enquadrarem nas hipóteses previstas em lei.

No pleito de 2024, a solicitação do registro das(os) candidatas(os) será feita pelos partidos políticos, pelas federações e pelas coligações à Justiça Eleitoral até as 19 (dezenove) horas do dia 15 de agosto.

Tanto o Requerimento do Registro de Candidatura (RRC) como o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) deverão ser apresentados mediante a transmissão pela internet, até as 8 (oito) horas do dia 15 de agosto de 2024 ou por meio de entrega em mídia à Justiça Eleitoral, até as 19 (dezenove) horas do dia 15 de agosto do mesmo ano.

Do número de vagas, cada partido político ou federação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada gênero.

A extrapolação do número de candidaturas ou a inobservância dos limites máximo e mínimo de candidaturas por gênero é causa suficiente para o indeferimento do pedido de registro do partido político ou da federação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Carlos Henrique Luques Ruiz

Carlos Henrique Luques Ruiz

Dr. Carlos Henrique Luques Ruiz - Advogado; Pós Graduado em Direito Tributário; Perito Contábil; Pós Graduado em Gestão Pública com ênfase em Cidades Inteligentes. Membro do Conselho Regional de Prerrogativas da 18ª Região da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.