Ao longo do ano de 2024, as escolas públicas estaduais disputaram os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP – Etapa I, na categoria Mirim (Sub-14), fase Diretoria de Ensino.
A equipe de basquete feminino da Escola Estadual Joaquim Abarca se classificou e representou a Diretoria de Ensino de Tupã na fase IREL Marília do JEESP Etapa II – Regional, e também na fase Estadual (Etapa III), alcançando excelentes resultados e sagrando-se campeã estadual entre as escolas públicas estaduais. Além disso, a equipe venceu a melhor equipe de basquete das escolas particulares do estado de São Paulo, conquistando o título de campeãs estaduais.
No último dia 02/10/2024, essa mesma equipe de basquete feminino da Escola Estadual Joaquim Abarca, representando o estado de São Paulo em Recife/PE, na disputa dos Jogos Escolares Brasileiros – JEBS, foi campeã. Essa brilhante conquista garantiu à equipe uma vaga no Campeonato Sul-americano, que acontecerá daqui a alguns meses.
A Escola Estadual Joaquim Abarca fez questão de parabenizar a diretora Denise Moraes Lourenço, a vice-diretora Maria Celeste Gonçalez de Paiva e as professoras de educação física Maria Cristina Soares Romera e Sandra Regina Garcia de Lima, que não medem esforços para treinar e acompanhar o desempenho das alunas. A escola também homenageou as atletas: Ana Laura Barbosa Garcia – 9ºC, Beatriz Gonçalves de Souza – 8ºC, Bianca Victória Balbo Tinetti – 8ºB, Eloá Isadora de Almeida – 8ºB, Helem Samantha Cuevas Ferreira – 8ºA, Hiorrana Gomes de Santana – 7ºC, Maria Eduarda Dias da Silva – 8ºB, Marília Gabriela Falcão Muniz – 9ºB, Nicoly Gabrielly de Souza Faria – 9ºC e Pamela Camily Hata de Oliveira – 9ºC, que se dedicam sistematicamente em busca de melhores resultados, garantindo treinos dentro e fora da escola.
Segundo a direção escolar, trata-se de um desafio diário manter essa prática de valorização do esporte de rendimento dentro da escola. Entretanto, a equipe escolar entende que esse Projeto de Vida, quando bem desenvolvido pela unidade escolar, em conjunto com a família e parcerias significativas, potencializa a formação integral dos alunos. Sendo assim, concluem que vale a pena esse investimento e dedicação de todos os envolvidos.
Por fim, e não menos importante, a equipe de basquete Indians Tupã, da nossa cidade, merece todos os méritos por proporcionar às alunas/atletas a oportunidade de se dedicarem diariamente ao esporte, o que enriquece e enaltece nossa escola, município e estado. Agradecimentos especiais ao treinador Cleiton Luís Alves de Lima e a toda sua equipe. O que vocês fazem pelas meninas do basquete em nosso município é digno de respeito, admiração e valorização.