Atenção Básica realizou sábado (9) centenas de atendimentos e orientações
Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde oferece ações de prevenção e promoção da saúde voltadas ao bem-estar integral do homem. E, no último sábado, 9 de novembro, um Pit Stop organizado pelas equipes de Atenção Primária à Saúde na avenida Tamoios mobilizou a população masculina. A iniciativa, que faz parte da campanha Novembro Azul, atendeu centenas de pessoas.
Conforme a chefe do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer, “foi um verdadeiro sucesso. A adesão e procura da população por informações no pit stop foi muito positiva”. Segundo balanço realizado pelo setor, foram registradas 61 coletas de exame VDRL (teste de sífilis); 37 vacinações contra a Influenza (inclusive algumas mulheres); uma aplicação de vacina contra difteria e tétano; e a imunização de um usuário contra hepatite B.
Agentes comunitários de saúde ainda distribuíram no comércio e em semáforos da via panfletos com informações sobre o câncer de próstata, e a equipe de Saúde Bucal forneceu orientações referentes às doenças e aos cuidados com a boca.
Os serviços levados para a avenida Tamoios são oferecidos nas unidades de saúde do município. Durante o Novembro Azul, todo homem pode agendar seu atendimento por telefone. Consultas médicas e de enfermagem tem sido ofertadas em horário padrão, das 7h às 17h; ou estendido, das 17h às 21h em Tupã, e das 16h às 20h, nos distritos.
A atenção primária em Tupã oferece aos homens a partir dos 50 anos, ou de 45 com fatores de risco, o exame PSA que ajuda a detectar alterações na próstata; aferição de pressão arterial; avaliação do índice de Massa Corpórea (IMC), para avaliar se o indivíduo está abaixo ou acima do peso ideal; checagem da caderneta de vacinação; avaliação médica e odontológica e; solicitação de exames, caso o profissional de saúde julgue necessário.