No dia 13 de novembro, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar, em São Paulo, foi palco da solenidade de outorga da “Medalha do Mérito Comunitário – 2024”. A honraria é concedida a personalidades civis e militares, assim como a entidades públicas e particulares, que se destacaram em ações comunitárias e de direitos humanos.
Entre os homenageados da nossa região, destacam-se o Coronel de Polícia Militar Hudson Covolan, Comandante do Policiamento do Interior 4, e o Capitão de Polícia Militar André Vander Zambelli Ribeiro, Comandante da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior, do município de Tupã.
Durante a cerimônia, uma imagem marcante foi registrada: o Capitão Vander entregando ao Coronel de Polícia Militar Gilson Hélio, Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, um objeto artesanal da aldeia indígena “Vanuíre”.
A 2ª Companhia de Polícia Militar, através do 1º Sargento PM Torres, tem desenvolvido importantes ações junto à comunidade indígena, como o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Indígena Índia Vanuíre, localizada em Arco-Íris, participaram das aulas do programa.
Além disso, a Polícia Militar implementou o Programa Vizinhança Solidária Indígena, uma proposta de mestrado do Capitão André Vander, adotada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Este programa tem sido aplicado de maneira prática nas terras indígenas da região, focando na segurança e nas necessidades de todos. Essas iniciativas têm aproximado os policiais da população indígena, permitindo uma compreensão mais profunda de seus costumes e principalmente das suas necessidades.