Em cerca de 90 minutos, a Estância Turística de Olímpia sofreu os impactos de uma tempestade, acompanhada de ventos, trazendo prejuízos para a economia e mobilidade dos olimpienses e turistas. Segundo dados da Prefeitura, foram 130 mm de forte precipitação, ou seja, traduzindo para o popular: 130 litros de água por metro quadrado em 90 minutos. Fotos redes sociais e Diário
Assista aqui 🎥
Hotéis, como o Tiffany, Mercury, e parques com o Thermas dos Laranjais, sofreram enormes prejuízos – o Thermas não funcionará neste domingo (22). O supermercado Iquegami, da Avenida Aurora, também foi inundado, assim como enxurradas fortes foram observadas não só no centro, mas pelos bairros da cidade. O show de Sérgio e Sandro, comemorando os 30 anos de carreira, teve de ser cancelado.
O videomonitoramento do Hotel Água Viva mostra o início da chuva às 15h12, dois minutos depois torna-se forte e, por volta das 15h30, atingia o pico máximo, facilitando o trânsito e diminuindo a chuva às 16h30. Em uma hora e meia, o Córrego enfim transbordou.
Nota da Prefeitura de Olímpia
“A Prefeitura de Olímpia informa que a cidade foi atingida por uma forte chuva na tarde deste sábado, dia 21, em um curto período, o que provocou pontos críticos de alagamento em diversos locais da cidade, devido à intensidade da tempestade, inclusive o parque Thermas dos Laranjais.
“O volume pluviométrico registrado chegou a mais de 130 milímetros, em poucas horas, caracterizando chuva torrencial. A Administração Municipal, por meio da Defesa Civil e demais setores envolvidos, informa que está com as equipes na rua, atendendo ocorrências de alagamentos isolados.
“Apesar do transtorno, a princípio, não há informações de feridos. As equipes seguem em monitoramento para identificação e avaliação dos pontos críticos da cidade, para evitar riscos”.
Defesa Civil do Estado faz alerta
A Defesa Civil do Estado já tinha informado de que uma nova frente fria traria chuva para São Paulo sexta-feira (20) e sábado (21). A chuva ocorreria de modo generalizado no Estado e viria acompanhada de raios e rajadas de vento.
Inclusive, a previsão era que choveria na maioria das regiões do Estado, no entanto, as regiões de Campinas, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e Litoral Norte poderiam ter um volume maior de chuva.
A partir do domingo (22) até terça-feira (24), os modelos meteorológicos indicam dias marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que elevará as temperaturas e manterá uma sensação de calor e abafado em todo o território paulista.
Além disso, os dias serão mais firmes, ou seja, sem condições para precipitações significativas em praticamente todo o Estado.
Quarta-feira, mais chuva
Segundo previsão do Ipmet/Unesp, com radares meteorológicos em Bauru e Presidente Prudente, na quarta-feira, dia de Natal, dia 25, a previsão é que o tempo mude novamente sobre o Estado de São Paulo.
“O dia começa com predomínio de sol entre nuvens e sem chuva. Já a partir do período da tarde, a aproximação de uma nova frente fria aumenta a nebulosidade, provocando pancadas de chuva isoladas. Temperaturas estáveis”, segundo o Ipmet/Unesp.
Fonte e fotos: Diário de Olímpia.