Focado em desenvolver a mentalidade empreendedora desde os primeiros anos escolares, método é reconhecido pela eficiência

O prefeito Renan Pontelli assinou, nesta quinta-feira (13), a renovação do convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), garantindo a continuidade do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na rede municipal de ensino de Tupã. O curso, aplicado de forma lúdica, estimula a educação e a cultura empreendedora entre as crianças.
“A renovação dessa parceria assegura que os alunos da rede municipal tenham uma grade diversificada, que valorize diferentes aspectos da formação e incentive seu pleno desenvolvimento”, destacou o prefeito.
A metodologia do JEPP incentiva a autonomia dos alunos e trabalha habilidades essenciais para a gestão da própria vida. Segundo os responsáveis pelo programa, muitas vezes as práticas aprendidas na escola são levadas para casa e acabam influenciando também os pais. “Não são raros os casos em que as crianças compartilham suas experiências e acabam despertando o interesse dos familiares”, comenta Cristiane Aguiar, gerente regional de Negócios do Sebrae.

O que é o JEPP?
Criado pelo Sebrae para o ensino fundamental, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos incentiva o autoconhecimento, a aprendizagem contínua e o espírito de coletividade. A proposta pedagógica, adaptada para cada ano escolar, usa atividades lúdicas para ajudar os alunos a desenvolverem habilidades empreendedoras, como tomada de decisões, identificação de oportunidades e disposição para assumir desafios com responsabilidade.
Com essa abordagem, o JEPP busca transformar a educação, estimulando as crianças a quebrarem paradigmas e a adotarem um olhar inovador diante das situações do dia a dia.