
Ação integra a iniciativa “Tupã Mais Limpa” e tem impacto ambiental positivo ao preservar o curso d’água
A Prefeitura começou nesta semana um minucioso trabalho de limpeza do leito e das margens do braço direito do córrego Afonso XIII. A ação integra a inciativa “Tupã Mais Limpa”, lançada na segunda-feira (17).
As equipes da Secretaria de Obras, utilizando maquinário pesado, vão remover resíduos e lixo acumulado, eliminando, desta maneira, criadouros de Aedes aegypti e auxiliando no combate às arboviroses.
De acordo com o secretário Leandro Marquezi, o trabalho deve se estender por toda a semana e, concluída esta etapa, vai ser levado a outros pontos do córrego.
“Nossas equipes estão mapeando os setores mais críticos e executando este trabalho. Com isso, vai ser possível retirar lixo e outros detritos, limpando o córrego e eliminando criadouros do inseto que transmitem as arboviroses”, explicou.
Além de colaborar na redução dos criadouros, a limpeza tem impacto ambiental positivo, conservando o curso d’água e evitando inundações no período de chuvas intensas.
“O trabalho é realizado com todo cuidado para garantir que a vegetação nativa não seja afetada”, acrescentou Marquezi.
Apesar de todo este trabalho, é fundamental que a população continue colaborando com a limpeza destes ambientes. A ação só tem sucesso se, após sua conclusão, os moradores conservarem estas áreas.
Atos como descarte de lixo ou outros materiais são extremamente nocivos e não só favorecem a proliferação de insetos nocivos e animais peçonhentos, como afetam o equilíbrio ambiental.