Tupã saberá no dia 30 de maio qual instituição instalará a nova faculdade de medicina

Atualização 07/04 às 10h28

O MEC informou na manhã desta segunda-feira, dia 07, que a data de divulgação foi alterara para o dia 29 de agosto. Confira a retificação na íntegra (Clique Aqui).

Após anos sem a abertura de novos cursos de medicina no Brasil, o Ministério da Educação, por meio do ministro Camilo Santana, deu um passo importante em 2023 ao lançar um edital que permite instituições privadas concorrerem à criação de novas faculdades de medicina.

Entre as cidades selecionadas, Tupã foi incluída como sede de uma futura unidade. A instituição vencedora poderá ofertar, inicialmente, 60 vagas anuais e terá um diferencial significativo; já começará suas atividades com cinco programas de residência médica — um feito raro entre novos cursos.

A inclusão de Tupã no edital foi resultado de um esforço coletivo que começou com a indicação do então vereador Alexandre Scombatti (PL) e contou com a articulação do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) junto ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O resultado preliminar foi publicado no Diário Oficial da União em 31 de janeiro de 2025. Seis instituições foram qualificadas: Faculdade Cristo Rei (Cornélio Procópio), Centro Universitário da Alta Paulista – Fadap/FAP (Tupã), Centro Universitário de Curitiba, FMU (São Paulo), São Leopoldo Mandic e o Centro Universitário de São José do Rio Preto.

O resultado final e a homologação oficial estão previstos para o dia 30 de maio, conforme o edital. Será nesta data que Tupã saberá qual instituição será responsável por instalar o curso de medicina na cidade.

A chegada da faculdade deve impulsionar a economia local, gerar empregos e ampliar o acesso à saúde na região. A população aguarda com expectativa a definição da instituição, que posteriormente deverá estruturar o projeto, definir local de funcionamento, realizar os investimentos necessários e organizar o vestibular.

O deputado federal Luiz Carlos Motta afirmou que a instalação de um curso de medicina em Tupã é a realização de um antigo sonho.

“Desde o ensino fundamental até o superior, nosso foco sempre foi o desenvolvimento da educação. Quando recebemos o pedido de apoio, atuamos imediatamente. Sabemos o quanto esse curso vai transformar a cidade, com mais médicos, mais empregos e oportunidades para que os jovens possam estudar aqui mesmo. Foi uma conquista coletiva, fruto da união de muitas pessoas”, destacou.

Ele também reconheceu a atuação do ex-vereador Alexandre Scombatti e de seu ex-assessor Luiz Antônio Feliciano, além de outros envolvidos na articulação do projeto.

Cidadão tupãense, o vice-presidente Geraldo Alckmin também agradeceu o empenho do então vereador e do deputado, além da homenagem que recebeu da Câmara de Tupã. “Vamos trabalhar muito pela saúde de Tupã e de toda a região”, afirmou.

Scombatti, autor da indicação na Câmara, reforçou a importância da conquista. “Foram dois mandatos de trabalho intenso para tornar isso possível. Uma faculdade de medicina deixa um legado para as próximas gerações. Vai formar médicos, capacitar profissionais e contribuir diretamente com a rede pública e privada de saúde de Tupã e da região”, disse.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.