Cidade de Tupã terá uma avenida repleta de Ipês-rosas

Nesta quarta-feira, 9 de abril, a Prefeitura Municipal de Tupã deu início a um importante projeto de arborização urbana no Parque dos Antúrios. A campanha, intitulada Projeto Ipê-rosa, prevê o plantio de 600 mudas de Ipê-rosa de forma sustentável e planejada, visando transformar a paisagem local e contribuir para a preservação ambiental. A ação está sendo realizada na avenida principal do bairro, localizado na zona leste da cidade.

O ato contou com a presença da Vice-prefeita Joice Berni, que reforçou o compromisso da gestão municipal com iniciativas ambientais e plantou o primeiro Ipê-rosa no local (ASSISTA ENTREVISTA AQUI).

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rodrigo Afonso, destacou os objetivos do projeto: “Hoje, iniciamos o projeto Ipê-rosa no Parque dos Antúrios, com a presença da Vice-prefeita Joice Berni. Serão plantados 600 mudas de Ipê-rosa de modo sustentável, garantindo assim, uma arborização projetada e planejada. É a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com uma Nova Gestão e um novo olhar sobre a cidade. Governo Renan Pontelli e Joice Berni, um governo de todos”.

A iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, busca trazer benefícios ecológicos e urbanos, além de promover a conscientização da população sobre a importância da preservação da natureza.

“Este é apenas o começo de uma série de ações da Secretaria de Meio Ambiente, na gestão Renan Pontelli e Joice Berni, para construir um futuro mais verde para Tupã” finalizou o Secretário Rodrigo Afonso.

Handroanthus heptaphyllus / Ipê-rosa

 

O ipê-rosa é uma árvore nativa do Brasil, frondosa e floração magnífica. O nome científico é Handroanthus heptaphyllus), uma árvore da família Bignoniaceae, também conhecido como piúva, pau-d’arco, ipê-una, piúna-rosa entre outros nomes.

De origem tupi, Ipê significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, roxas, lilás ou rosas.

Pode levar de 5 a 7 anos para florescer, dependendo das condições de cultivo. O seu crescimento é lento a moderado. O Ipê é uma árvore caducifólia, isso significa que em determinada estação do ano todas as folhas caem dando lugar a uma espetacular florada.

Uma característica importante do Ipê é que ele atrai abelhas e pássaros, principalmente o beija-flor, agentes fundamentais na polinização da flora.

Outras características

  • Floresce entre maio e setembro
  • Pode chegar a até 20 metros de altura
  • Da sua espécie é a primeira a florir no ano
  • O tempo de vida de um ipê pode variar, mas essas árvores podem viver entre 50 e 100 anos 

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.