
por Marcos Viana
Na AGENDA CHEIA de hoje, contamos a história de um empresário multifacetado que se destacou no show business brasileiro: Breno Bassan, tupãense, 40 anos, produtor musical e grande incentivador de minorias que, por diversas vezes, enfrentam barreiras para conquistar espaço no competitivo universo midiático.
Sua trajetória começa onde menos se espera: dentro de sua própria transportadora. Foi ali que um funcionário, o MC Dan, reconhecendo o caráter e o poder de articulação de Breno, o convidou para ser seu empresário.
Com uma visão apurada e uma ambição contagiante, Breno aceitou o desafio. Esse foi apenas o primeiro passo de uma longa jornada.

A música, no entanto, sempre fez parte de sua essência. Filho do lendário Gauchito, cantor e líder de várias bandas locais — famoso por suas apresentações na Exapit, Semana da Solidariedade e diversos eventos culturais — Breno cresceu rodeado por instrumentos, palcos e aplausos.
Mesmo vindo de uma raiz sertaneja e da música gaúcha, foi no funk e suas diversas vertentes (brega funk, piseiro, eletrofunk, pagofunk, funknejo, entre outros) que encontrou seu espaço para inovar.
Foi com Vitinho Avasalador, famoso por um dos primeiros memes virais do funk — aquele do “sou foda, na cama, tisco, laxo” — que as portas começaram a se abrir mais amplamente.
A parceria com Vitinho o levou à produtora Love Funk, onde reencontrou o amigo de longa data Henrique Viana, o “Rato”, e sua esposa Daniela. O reencontro foi mágico e selou uma nova fase profissional.
“A sua voz aqui dentro é a minha. Você tem carta branca”, declarou Rato ao convidar Breno para fazer parte da Love Funk. Daí nasceu a B Brothers Records, selo que hoje é parceiro direto da Love Funk, responsável por lançar e transformar inúmeros talentos nacionais.
Mais que um empresário, Breno se tornou um agente de transformação. Um de seus maiores orgulhos é ver artistas que começaram do zero alcançando reconhecimento internacional.
Um caso emblemático é o de uma artista vinda do crime, da Zona Norte de São Paulo. Graças ao trabalho da equipe, ela saiu da criminalidade para realizar turnês no Brasil e na Europa. Suas músicas ultrapassam milhões de streams, sendo a mais recente com mais de 70 milhões.
Durante uma visita a Tupã, em reunião com o Secretário Municipal de Cultura Luis Carlos dos Passos Sanches e o vereador Charles dos Passos Sanches, Breno apresentou um projeto inovador para fomentar a cena musical local, oferecendo estrutura e conhecimento para artistas da cidade viverem da arte.

No meio da reunião, o telefone tocou: era Fiuk, um de seus artistas, com quem ele prepara novos lançamentos
Apesar de todo esse reconhecimento, Breno mantém os pés no chão. Estudou na E.E. Professora Helena Pavaneli e depois no Instituto de Educação Índia Vanuíre, carrega com orgulho os ensinamentos da avó e tem como maior patrocinador — segundo ele mesmo — Deus. Mas não deixa de reconhecer a importância terrena de Rato e Daniela, que se tornaram irmãos de vida e caminhada.
E para aqueles que pensam que a vida de Breno já está cheia demais, ele mostra que sempre cabe mais uma paixão.
Hoje, além de todos os seus compromissos no mundo da música, Breno é proprietário de um bar na Vila Madalena, um espaço que mistura lazer, encontros de negócios e, claro, muitos brindes pela vida.
O local virou ponto de encontro de artistas, empreendedores e amigos — um reflexo da energia vibrante de seu dono.
“Hoje, a gente não muda só a vida de um artista. Mudamos a da família e de todos ao redor. É um ciclo de oportunidades, de transformação verdadeira.” – resume Breno.
De Tupã para o mundo, Breno Bassan é prova viva de que quando talento encontra propósito, os resultados são extraordinários.
