
Tupã perdeu dois mandos de campo no TJD e precisou jogar em Marília (Foto: Matheus Dahsan)
O estádio Bento de Abreu, em Marília, não trouxe a energia que o Tupã Futebol Clube esperava. Na noite desta sexta-feira (25), em sua estreia no Campeonato Paulista Sub-23, o Índio acabou goleado pelo Tanabi por 4 a 0. O jogo aconteceu longe da casa tradicional da equipe, o estádio Alonso Carvalho Braga, em Tupã, já que o clube cumpre punição de dois mandos de campo imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).
O confronto foi um duro golpe para o torcedor tupãense, que ainda guarda na memória tempos mais vitoriosos do clube. Mesmo enfrentando um adversário que jogou com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, após a expulsão do volante Ramorinho nos acréscimos da primeira etapa, o Tupã não conseguiu se impor em campo.
Com a derrota, o Índio amarga a última colocação do Grupo 1, ainda sem pontuar, embora tenha um jogo a menos. Já o Tanabi, com duas vitórias em dois jogos, lidera a chave com seis pontos. Agora, o Tupã terá a oportunidade de buscar a recuperação no próximo compromisso, na sexta-feira (2), às 19h30, quando enfrenta o Assisense em Assis. O Tanabi, por sua vez, folgará na 3ª rodada.
Aos 13 minutos, em rápido contra-ataque, o atacante Marcelo obrigou o goleiro Júlio César a fazer grande defesa. Pouco depois, Vinícius, do Tanabi, assustou em cobrança de falta que explodiu no travessão.
A pressão se transformou em gol aos 41 minutos: Marcelo recebeu lançamento em profundidade, venceu a marcação na grande área e, com um toque sutil, encobriu o goleiro tupãense para abrir o placar (1 a 0). Antes do intervalo, aos 46, o Tanabi ampliou: em nova bola parada, Vinícius cobrou falta, Júlio César não segurou, e Thales aproveitou o rebote para fazer 2 a 0. A única notícia minimamente favorável para o Tupã foi a expulsão de Ramorinho logo após o segundo gol, deixando o Tanabi com dez em campo.
Mesmo com vantagem numérica, Tupã não reage
O retorno do intervalo não mudou o cenário. Mesmo com um homem a mais, o Tupã não conseguiu controlar o jogo nem criar chances claras de gol. Aos 25 minutos, Marcelo brilhou novamente: arrancou do meio-campo, passou por dois marcadores e, com categoria, tocou por cima do goleiro para marcar o terceiro (3 a 0).
Pouco inspirado ofensivamente, o Tupã ameaçou apenas uma vez, com Gabriel Silva finalizando cruzado, mas para fora, aos 35 minutos. Já o Tanabi confirmou a goleada aos 42 minutos: após rápido contra-ataque pela direita, Maycon completou cruzamento rasteiro para marcar o quarto gol (4 a 0).
Ficha técnica
Tupã 0 x 4 Tanabi
Fase: 1ª fase
Rodada: 2ª rodada
Data: 25/04/2025
Horário: 19h30
Local: Estádio Bento de Abreu, Marília-SP
Árbitro: Leonardo de Jesus Sampaio
Assistentes: Ricardo Busette e Vinícius Santana da Silva
Cartões amarelos:
Tupã: Guilherme Lobato, David Lima, Gabriel Silva, Matheus Lima
Tanabi: Ramorinho, Thales
Cartões vermelhos:
Tanabi: Ramorinho
Gols:
Tanabi: Marcelo (41’/1T e 25’/2T), Thales (46’/1T) e Maycon (42’/2T)
Público: 83 torcedores
Renda: R$ 1.560,00
Tupã:
Júlio César; Pablo (Vitinho), Rafael Freitas, Zé Gustavo e Athyrson; David Lima (Pedro Paulo), Dérick e Kayque (Mendes); Matheus Lima (Miranda), Carlos Eduardo (Gabriel Silva) e Guilherme Lobato.
Técnico: Wagner de Souza
Tanabi:
Maranhão; Diogo Vieira, Richard, Thales e Breno (Luther); Léo Alves (Jairo), Ramorinho, Mendes (Vitão) e Vinícius (Thomas); Maycon e Marcelo (Lucas).
Técnico: Davi Zaqueo
Com informações: Futebol Interior