A leitura estimula criatividade, a concentração, imaginação, aprendizagem, enriquece o vocabulário, a cultura, o senso crítico e aperfeiçoa a escrita.
Segundo Michele Melo, diretora da Escola Infantil Corina Novelino:
“Os benefícios não param por aí, os momentos de leitura em família também podem se tornar ricos em conexão e nutrição emocional”
Michele dá dicas importantes para que a leitura torne-se um hábito natural na vida da criança.
1. Leia
É importantíssimo que o adulto de referência da criança tenha o hábito da leitura, já que as crianças aprendem com os exemplos diários dentro do lar e na escola.
Aproveite o momento da leitura para estabelecer conexão emocional com a criança, proximidade, contato e carinhos. Estimule-a a explicar, argumentar e responder o que compreendeu da história.
Esses momentos fortalecerão o vínculo afetivo entre adulto e criança além de incentivar a imaginação, a criatividade e a comunicação.
2. Incentive o contato com os livros
Por meio do contato com livros a criança se familiariza, toma gosto pela leitura, pelas cores, texturas, gravuras e por conseguinte o texto, as histórias e o mundo de conhecimento proporcionando pela leitura.
Assim, tanto na escola quanto em casa é importante que os livros fiquem em local de fácil acesso, como estantes baixas ou caixas à altura das crianças.
“Na Escola Corina Novelino trabalhamos com o projeto literatura de incentivo e desenvolvimento da leitura, além das atividades como contação de histórias, contos e projetos interdisciplinares.”
Explica Michele que a biblioteca da Escola Corina Novelino foi projetada de forma aconchegante e convidativa, com estantes baixas, à altura das crianças, com fácil acesso para que elas explorem os livros, escolham e se aprendam com prazer.
3. Respeite a faixa de desenvolvimento da criança
No início do processo da leitura pode acontecer da criança cansar-se facilmente, por este motivo o ideal é oferecer livros ricos em ilustrações, contendo mais imagens do que escrita e gradativamente vá aumentando o volume de texto respeitando seu desenvolvimento, gosto e estilo literário.
4. Parceria entre escola e família
Como anteriormente dito o exemplo é o maior incentivo à construção das habilidades de vida, assim como a leitura, dessa forma uma parceria feliz é a que acontece entre a escola e a família da criança.
Projetos de literatura, bem como leituras casadas entre escola e família auxiliam no desenvolvimento da criança sedimentando memórias felizes e consequentemente o prazer por aprender por meio da leitura.
A leitura é muito importante, ela é o caminho para o conhecimento.